exercícios gramaticais

Uso do porque, por quê, porquê e por que

A fim de ajudar a sanar as dificuldades no uso dos porquês (por que, por quê, porquê e por que), vão algumas dicas para que você não faça feio na redação de textos. As dicas são simples, práticas, indolores, e de fácil gravação .
Uso do Porque
- A palavra porque é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituída na frase por palavras como pois, uma vez que, já que, como, pelo fato de, etc.
Exemplo A: Não foi para a balada Porque não tinha dinheiro suficiente.
Exemplo B: Porque não gosto de frutos do mar, também não sou fã de pescaria.

Uso do Por quê
Você usa por quê normalmente nos finais de frase (antes do ponto final, exclamação ou interrogação).Exemplo: Ela é antipática, sabe por quê ?

Uso do Por que
Trata-se de uma preposição junto de um pronome interrogativo ou relativo. Para você não se confundir, basta que substitua o “por que” da frase por “por qual razão” ou “por qual motivo”. Se você substituir, e a frase não perder o significado, o uso de “por que” está certíssimo.
Exemplo: Você sabe por que ela não compareceu?

Uso do Porquê
Apesar de não parecer, a palavra “porquê” é um substantivo masculino. É usado com sentido interrogativo, de causa, de razão ou então de motivo.
Exemplo: Não entendi muito bem o porquê do rapaz ter ido embora para sempre.


Exercícios sobre o uso dos porquês
1.
I. Afinal, chegou o momento porque tanto esperei.
II. Não sei o porquê de seu entusiasmo.
III. Você está feliz assim, por quê?
IV. Sou feliz, porque me ouves.
V. Então por quê não falas claramente

A) I, II e III certas.
B) II, III e IV certas.
C) I, II e V certas.

2.
I. O porquê de sua demissão está muito claro.
II. Por que não me telefonou?
III. Não me telefonou, por quê?
IV. O motivo porque lhe falei tudo aquilo não interessa.
V. Irei viajar, porque me estou em férias.

A) Todas corretas.
B) Todas corretas, menos a IV.
C) I, III e IV corretas.

3. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases apresentadas:
______ me tratas tão mal?
______ não gosto de você.
E não gostas de mim, _______?
Nem eu sei o _______.

A) Por que - Porque - por que - por quê
B) Por que - Porque - por quê - porquê
C) Porque - Por que - porque - por quê

4. Selecione a alternativa que completa corretamente a frase:
Eu não sei _______ ele fez ______ fez. _______ mesmo não me envolvo nesse assunto.

A) porque - o quê - Por isso
B) por que - o que - Porisso
C) por que - o que - Por isso

5. "A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora."
Observe o uso de porque na frase acima. Agora, analise as seguintes:
I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo?
II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta.
III. Ele vivia tranquilamente, porque tinha uma grande herança.
IV. O governo não deve mudar, por quê?
V. Pergunto por que você é tão irresponsável.
VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.

Assinale a única alternativa correta:
A) As frases I e III são as únicas corretas.
B) As frases I, III e V são corretas.
C) Na frase II, o porquê é um substantivo.

6.
Indaguei ______ o aluno não trouxe a apostila.
Ele disse que não trouxe, _______ a perdeu.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:

A) Por que - porque
B) porque - porque
C) por que - por que

7. Assinale o item correto quanto ao uso do porquê:

A) Ele ganhou o prêmio porquê foi o melhor.
B) Vamos agora resolver o por quê desta questão.
C) Você não compareceu à aula ontem por quê?

8. Assinale a frase gramaticalmente correta.

A) Não sei por que brigamos.
B) Ele não o procurou por que estava doente.
C) Porque não procura sua amiga?

9.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases apresentadas:

I. Ele não escreveu para você, ________?
II. Ninguém me explicou o _______ de sua indiferença.
III. Quero saber ______ não estuda mais.
IV. ________ é sonhador, o jovem cultiva ideais.

A) por quê - porquê - por que - porque
B) por que - porque - porque - por que
C) por quê - porquê - porque - por que

10. Assinale a alternativa que substitui adequadamente a palavra destacada na frase:
"A viagem foi demasiadamente cansativa, pois tivemos que passar por estradas esburacadas e poeirentas".

A) por que
B) porque
C) por quê 


gabarito
1-B    2-B      3-B      4-C     5-C     6-A     7-C    8-A     9-A    10-B




PARA SABER MAIS


Por que -> normalmente usado no início de frases interrogativas. Pode ser substituído por pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por que (qual) motivo.

Exemplos:

Por que você não fez a lição? = (Por qual motivo você não fez a lição?)

Por que temos de economizar água? = (Por qual motivo temos de economizar água?)

Não sei por que os jogadores estão discutindo. = (Não sei por que motivo os jogadores...)

Este é o motivo por que não fui à excursão. = (Este é o motivo pelo qual não fui...)

Por quê -> no fim de frases.

Exemplos:

Você não fez a lição. Por quê?

Estava triste sem saber por quê.

Muitos reclamaram das notas, mas não havia por quê.

Você não gosta de jiló, por quê?

Porque -> em respostas, para explicação ou causa. Pode ser substituído por, pois.

Exemplos:

Ele não fez a lição porque não a entendeu.

A aula foi cancelada porque não havia luz na escola.

Muitas plantas morrem porque não chove.

Falo muito porque gosto.

Porquê -> Sempre que houver o artigo o antes dele. Pode ser substituído por motivo, razão.

Exemplos:

Não sei o porquê desta bagunça. (Não sei o motivo / a razão desta bagunça.)

Você não me explicou o porquê da sua falta.

Ainda bem que você me explicou os porquês da sua demissão.

Aprender o uso dos porquês é muito importante.







Temos exercícios novos... mais verbos, observem os modelos e sigam-nos:

RELAÇÃO ENTRE OS TEMPOS VERBAIS
Observe
Mais flores daria se mais flores eu tivesse.
      Futuro do passado           passado imperf. Subjuntivo
Quanto mais flores eu tenho, mais flores eu dou. 
                                Presente                            presente
Quanto mais flores eu tiver mais flores eu darei.
            Futuro do subjuntivo            Futuro do presente do indicativo

Complete as frases com os verbos entre parênteses , usando o tempo verbal adequado, conforme o modelo:
a)      Se ele não __gostasse_ da profissão, ____deixaria____ o emprego. (gostar/ deixar)
b)     Se ele não _____gostar_ da profissão, _______deixará_ o emprego. (gostar/deixar)
c)      Se eu não  ____gosto__ da profissão, ___deixo ___o emprego. (gostar/deixar)

Se elas nos ___________, ____________ alegres. (ver/ficar)
Quando elas nos ___________, ____________ alegres. (ver/ficar)
Quando elas nos ___________, ____________ alegres. (ver/ficar)

Se Ana não ________________, ______________ menos chances. (esforçar-se/ter)
Se Ana não ________________, ______________ menos chances. (esforçar-se/ter)
Se Ana não ________________, ______________ menos chances. (esforçar-se/ter)

Se nós ____________________, __________________ ajuda . (encontrar/pedir)
Quando  nós ____________________, __________________ ajuda . (encontrar/pedir)
Quando nós ____________________, __________________ ajuda . (encontrar/pedir)

Eu ________________ mais,  se ___________________ tempo. (estudar, ter)
Eu ________________ mais,  quando___________________ tempo. (estudar, ter)
Eu ________________ mais,  quando ___________________ tempo. (estudar, ter)



Vamos exercitar os verbos???!!
Neste link encontrei alguns muito legais: http://www.prof2000.pt/users/tcaetano/pages/potatoes.htm



Localizei exercícios de conjugação verbal interativos tipo HOT POTATES  bem interessantes, realizados pelo Professor Vaz Nunes. Acessem o link http://web.educom.pt/pr1305/lp.verbos_hotpot.htm e vejam que legal.


Próxima tarefa... a difícil (mas necessária) arte de conjugar verbos...
três conjugações  - os verbos terminados em  -AR (cantar, falar que vcs adoram, amar que todos precisa)
                           - os verbos terminados em   -ER  ( vender, compreender, poder)
                           - os verbos terminados em   - IR  ( partir, sentir, fugir)


Conjugamos nas pessoas do discurso:  eu ou nós ( quem fala)
                                                           tu ou vós ( com quem se fala)  mais usado VOCÊ
                                                            ele/ela ou eles/elas ( de quem se fala)


pode parecer complicado... e é!!
Mas nada que nós, falantes da Língua Portuguesa não possamos aprender... principalmente se queremos falar bem. Vejam que  conjugar os verbos segue uma lógica que depois de entendida facilita muito, basta saber como se conjuga a primeira pessoa do tempo verbal.

Vamos acertar!
Vamos conjugar os verbos seguintes no pretérito perfeito? A primeira pessoa está aí.
Complete:
 DAR                 CABER        DIZER        FAZER           TER
 Eu dei             coube         disse           fiz               tive
Tu  deste            
Ele  deu            
Nós demos            
Vós destes            
Eles deram              
 PODER          PÔR          QUERER          SABER            ESTAR
Eu pude           pus                 quis                soube            estive
Tu            
Ele            
Nós            
Vós            
Eles            
 TRAZER         VER          VIR              IR                SER
Eu trouxe            vi              vim              fui                  fui
Tu          
Ele          
Nós          
Vós          
Eles          





Respostas:
DAR         CABER       DIZER      FAZER              TER
Dei          Coube        Disse             Fiz                    Tive
Deste      Coubeste    Disseste         Fizeste             Tiveste 
Deu         Coube        Disse             Fez                  Teve 
Demos   Coubemos   Dissemos       Fizemos           Tivemos 
Destes    Coubestes   Dissestes        Fizestes           Tivestes 
Deram    Couberam   Disseram        Fizeram           Tiveram 
PODER       PÔR          QUERER         SABER         ESTAR
Pude         Pus                Quis                 Soube            Estive 
Pudeste     Puseste          Quiseste          Soubeste        Estiveste 
Pode         Pôs                Quis                Soube            Esteve 
Pudemos   Pusemos        Quisemos        Soubemos      Estivemos 
Pudestes   Pusestes        Quisestes         Soubestes       Estivestes 
Puderam   Puseram        Quiseram         Souberam       Estiveram 
TRAZER          VER         VIR         IR          SER
Trouxe              Vi            Vim         Fui          Fui 
Trouxeste         Viste        Vieste      Foste      Foste 
Trouxe             Viu          Veio         Foi         Foi 
Trouxemos      Vimos      Viemos     Fomos    Fomos 
Trouxestes      Vistes       Viestes     Fostes    Fostes 
Trouxeram      Viram      Vieram     Foram     Foram 




Espero que estes vídeos ajudem no entendimento da matéria ORAÇÕES COORDENADAS:








Queridos, tentem fazer estes exercícios sobre orações coordenadas.
Bom estudo!



1.        Una as orações coordenadas por meio de conjunções: 
a) Ouviu-se o som da bateria. Os primeiros foliões surgiram.
b) Não durma sem cobertor. A noite está fria.
c) Quero desculpar-me. Não consigo encontrá-los.
d) As pessoas eram felizes.  Houve uma guerra.
e) O atleta treinou muito. Não ganhou a competição.

2. (Univ. Fed. Santa Maria – RS) – Assinale a seqüência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido. 
I.  Correu demais, ... caiu.
II. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
III. A matéria perece, ... a alma é imortal.
IV.  Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
V.   Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto

                3. Todos os períodos dados a seguir são compostos por coordenação. Separe as
orações de cada um deles e classifique-as usando o código:
1- or.coord.assindética
2- or.coord.sind.aditiva
3-or.coord.sind.adversartiva
a) Todos prometeram ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa.
b) “O homem ao meu lado acende outro cigarro, dá uma tragada e joga-o pela janela”.
c) Ele trabalhava durante o dia e estudava à noite.
d) A criança  cantava, se punha a correr pela sala e subia nas poltronas.
e) Meus pais foram ao cinema, mas eu fiquei em casa.
f ) Fui à escola, porém não levei meu caderno nem prestei atenção nas explicações. 

               4.  No período: “Paredes ficaram tortas, animais enlouqueceram e as plantas
caíram”, temos:
 a)      Duas orações coordenadas assindéticas e uma oração subordinada adversativa
b)      Três coordenadas assindéticas
c)      Três orações coordenadas sindéticas
d)      Quatro orações coordenadas.
e)       Uma oração principal e duas orações  coordenadas aditivas
            
             5. Una as orações de cada um dos pares a seguir com a conjunção coordenativa adequada:
a.) O lavrador abriu sulcos. Depositou as sementes.
b) Pegue o envelope. Não abra. Ele contém assunto particular.
c) Não fui à escola. Não joguei bola.
d)A noite chegou. A lua não iluminou o céu. O céu estava nublado.
        
              6.Assinale a alternativa em que a oração em destaque foi incorretamente analisada:
a) Compre o bilhete PORQUE O SORTEIO SERÁ AMANHÃ. (Oração Coordenada Sindética Conclusiva)
b) Viu o acidente E SOCORREU AS VÍTIMAS. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)
c) O professor fala muito, QUESTIONA BASTANTE. (Oração Coordenada Assindética)
d) Volte cedo, POIS IREMOS À FESTA. (Oração Coordenada Sindética Explicativa)
e) Não correu NEM BRINCOU. (Oração Coordenada Sindética Aditiva)





Exercícios aposto e vocativo
1.    Sublinhe com um traço o aposto e com dois traços o vocativo:
a)    Pai, que dia é hoje?
b)    Amigo, como posso chegar até a rodoviária?
c)    A Aids, doença contagiosa,  está se alastrando dia a dia em nosso país.
d)   O Amazonas, maior rio do mundo em volume de água, desemboca no Oceano Atlântico.
e)   Brutus, menino impulsivo, conseguiu dominar-se, retirando-se sem brigar.
f)      Menino pobre, Joãozinho ia para a escola a pé.
g)     Vê se corre mais, rapaz!

2. Nas piadinhas, destaque os vocativos:
a) _ Paulinho, já disse não sei quantas vezes para você não falar enquanto as pessoas mais velhas não se calarem. 
  _ Mas elas não se calam nunca, mamãe!

b) _Garçom, tem uma mosca na minha sopa.
    _Perdão, cavalheiro, não é mosca, é um mosquito.

c)_ Por que você chegou tão atrasado à aula, Roberto? _ perguntou a professora.
  _ Desculpe, professora, mas saí tarde de casa
  _ E por que você não saiu cedo de casa, menino?
  _Por que já era tarde para sair cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário